top of page

FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES 

O Aquário está aberto para visitação?

Não. O Aquário ainda não está aberto para visitação pública. A previsão de abertura para visitação no berçário de animais marinhos é para o primeiro semestre do ano de 2024.

Quais os horários de funcionamento?

O horário de funcionamento ainda não está definitivamente  estabelecido, porém deverá ser de 13:00 às 21:00 horas.

Onde fica a primeira fase do Aquário?

O endereço da primeira fase do Aquário fica na avenida principal da cidade, Av. José Bento Ribeiro Dantas, n.815.

Qual a distância da Rua das Pedras e desembarque dos navios de cruzeiro até o Aquário?

O local da primeira fase do Aquário fica a 12 minutos de caminhada leve, do principal píer da cidade, na orla Bardot, onde desembarcam os visitantes de cruzeiros. O visitante poderá descer no píer, andar na rua mais turística da cidade, chamada Rua das Pedras, em seguida continuar caminhando para direção do Aquário.

O que terá para conhecer e visitar nessa primeira fase?

Essa primeira fase trata-se de um berçário de animais e servirá para demonstrar em menor escala o que será feito na segunda fase. Poderão ser vistos diversos filhotes de diferentes espécies como peixes de corais, moreias, estrelas-do-mar, cavalos-marinhos, raias, tubarões, garoupas, polvos, caranguejos, espécies de corais e anêmonas.  Também poderá ser vista uma amostra dos fósseis marinhos pré-históricos que irão fazer parte do museu da segunda fase do Aquário.

Quais as formas e local de pagamento dos ingressos?

Os ingressos serão vendidos na bilheteria no local do berçário de animais marinhos. Poderá ser pago no cartão de crédito, débito ou em espécie.

Quem terá direito ao pagamento de meia-entrada?

Servidores municipais da cidade de Armação dos Búzios, Militares das Forças Armadas do Brasil, na ativa ou reserva, pessoas acima de 60 anos, crianças de 3 a 11 anos (brasileiros e estrangeiros), estudantes com carteira de identificação, pessoas com deficiência, devendo apresentar um documento que comprove a deficiência.

 

Quem terá direito a gratuidade na entrada?

Crianças até 3 anos de idade, professores da rede pública de ensino das cidades de Armação dos Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Bombeiros, policiais e guardas municipais das cidades de Armação dos Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo. Gratuidade limitada a duas visitações por mês, por pessoa.

 

Qual a área da primeira fase?

A primeira fase é uma amostra do que será feito no futuro, na segunda fase, então a área será bem reduzida, com um total de 280 metros para o berçário de animais marinhos. Na segunda fase a área será de no mínimo 6000 metros quadrados. 

 

Qual o diferencial do Aquário Marinho de Búzios?

O foco principal do Aquário é a reprodução de animais marinhos, principalmente para posterior soltura no ambiente natural após o nascimento e desenvolvimento dos filhotes e no caso de espécies exóticas a reprodução de filhotes, para análises comportamentais e manutenção da biodiversidade dos locais de origem caso necessário.  O Lema do Aquário é DO MAR PARA O MAR, pois acreditamos que o Aquário deve agir, proteger e desenvolver os seres aquáticos principalmente para o seu ambiente natural, ou seja, os animais marinhos devem ser devolvidos e viver sempre que possível em seu ambiente natural. A estrutura do Aquário servirá sempre para apoiar e desenvolver projetos ambientais que defendam o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos, usando a educação ambiental e engajamento da população como ferramenta principal para garantir um crescimento sustentável das cidades.

O Aquário terá programação para estagiários de medicina veterinária, biologia e oceanologia?

Sim. O Aquário terá anualmente turmas de estagiários. Porém as vagas só serão abertas na segunda fase do Aquário, onde teremos a estrutura necessária para desenvolver as habilidades dos estagiários.

bottom of page